Cumprindo mais uma etapa do processo de educação financeira de seus participantes, a OABPrev-SP publicou em sua página eletrônica (www.oabprev-sp.org.br) a Cartilha sobre Perfis de Investimento. Trata-se de um manual que explica as três opções de aplicação que serão ofertadas aos integrantes do fundo de previdência, os quais se manifestaram, em recente pesquisa, receptivos à flexibilização. A cartilha já antecipa os perfis de investimento que serão adotados: Conservador, Moderado e Agressivo.
Os investidores que optarem pelo perfil Conservador, detalha o manual, destinarão 100% dos seus recursos para renda fixa, atrelando-os à taxa de juros CDI ou à inflação. De baixíssimo risco, essa modalidade adéqua-se aos participantes que pretendam requerer seu benefício em pouco tempo. O tipo Moderado segue o atual perfil global da OABPrev-SP, pelo qual 85% dos investimentos são alocados em aplicativos de renda fixa e 15% em ações (renda variável). “É indicado, em tese, para participantes que não estejam tão próximos da data de aposentadoria e que tenham maior tolerância ao risco, pois o percentual aplicado em renda variável atribui maior grau de volatilidade ao plano, fazendo com que o risco de um resultado negativo seja compensado por uma expectativa de retorno maior no longo prazo”, descreve a cartilha.
Os que escolherem o perfil Agressivo terão seus recursos aplicados na seguinte proporção: 70% em renda fixa e 30% em renda variável. Trata-se aqui da melhor alternativa àqueles que estiverem distantes da aposentadoria, forem familiarizados com mercado financeiro e mostrarem-se dispostos a correr riscos maiores em busca de retornos mais elevados no longo prazo.
Em breve, o site da OABPrev-SP disponibilizará um Termo de Opção, que deverá ser preenchido pelo participante e enviado a um endereço a ser determinado. A escolha de um perfil de investimento não é obrigatória ao participante da OABPrev.SP. Aquele que não se manifestar a respeito permanecerá como investidor moderado, ou seja, no padrão global hoje adotado pelo fundo (85% em renda fixa, 15% em renda variável). (Diário dos Fundos de Pensão)
Nenhum comentário:
Postar um comentário