quarta-feira, 28 de novembro de 2012
OABPrev-SP: Já são mais de 28 mil participantes
O ano de 2012 foi atípico para a economia brasileira, com o Banco Central, em sintonia as diretrizes do Governo Federal, baixando sucessivamente a taxa básica de juros até seu menor patamar histórico - 7,25%. Os fundos de investimento e previdência foram obrigados a adequarem-se à nova realidade. No caso da OABPrev-SP, mantiveram-se 85% das aplicações em renda fixa e 15% em renda variável, mas alterações pontuais, como priorização de títulos atrelados à inflação, com vencimentos mais longos, e estratégias de dividendos, asseguraram rendimento acima do IBX. Como resultado, 2012 ficará marcado como o ano em que o fundo de previdência dos advogados alcançou a marca de R$ 200 milhões em ativos, registrada em setembro.
“Esses números são frutos de um trabalho sério, dedicado e competente de todos que, ao longo de sua jovem história, vêm colaborando para a formação de uma OABPrev-SP cada vez mais forte, contribuindo para a formação de um patrimônio para a nossa advocacia”, ressaltou na ocasião Marcos da Costa, então presidente em exercício da OAB-SP. “Os resultados mostram a consolidação de um patrimônio que, mais que da OABPrev-SP, é da advocacia brasileira”, disse o presidente da CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo), Fábio Romeu Canton Filho.
Afora o aspecto financeiro, a OABPrev-SP consagrou-se em 2012 como o maior fundo de previdência instituído do Brasil, com 28.500 participantes (novembro), tendo mantido um ritmo de crescimento invejável para planos previdenciários com mais de seis anos de existência – mais de 300 novos inscritos a cada mês. Quando do fechamento desta edição, 53 pessoas recebiam benefício continuado da OABPrev-SP, entre pensões por morte, invalidez e aposentadoria programada.
“É gratificante sabermos que estamos desenvolvendo e aperfeiçoando um produto que permite uma proteção fundamental à dignidade humana dos advogados e de seus familiares”, afirmou o presidente da OABPrev-SP, Luís Ricardo Marcondes Martins. “A história mostra que projetos bem amparados e voltados para o indivíduo sempre rendem bons frutos”, salientou Jarbas de Biagi, presidente do Conselho Deliberativo do fundo.
No final de novembro, o total acumulado pelo fundo da advocacia já atingia R$ 210 milhões. “Continuamos trabalhando para que, no comparativo, a rentabilidade dos nossos investimentos supere as demais opções seguras do mercado”, destaca o diretor financeiro da OABPrev-SP, Marco Antonio Cavezzale Curia.
ESTADOS
A expansão do fundo da advocacia deve-se também à atuação das Seccionais da OAB e das Caixas de Assistência de Advogados dos diversos Estados que compõem a OABPrev-SP. Em março 2012, o ingresso das entidades da Bahia no quadro de instituidores deu novo impulso ao plano de previdência. Posteriormente, o Ceará ultrapassou a faixa dos mil participantes e passou a integrar o Conselho Deliberativo do fundo, conforme disposição estatutária.
A adesão baiana valeu o seguinte ofício à OABPrev-SP, enviado ao presidente Luís Ricardo Marcondes Martins pelo secretário de Políticas de Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social, Jaime Mariz de Faria Júnior: “Parabenizo Vossa Senhoria pela iniciativa de fomento ao regime, com o oferecimento de uma solução administrada no âmbito do Regime de Previdência Complementar à adesão de mais uma Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, atendendo e apoiando essa classe de profissionais de grande relevância para a sociedade, para a justiça e para a democracia no Brasil”.
Já o presidente da Seção do Ceará da OAB, Valdetário Andrade Monteiro, usou as seguintes palavras para avaliar a evolução do plano em seu Estado: “O sucesso até aqui deve-se, principalmente, à credibilidade dos instituidores do fundo. O engajamento da Seccional e da Caixa de Assistência do ceará tem sido muito grande”.
Atualmente, a OABPrev-SP congrega advogados de Amazonas, Pernambuco, Piauí, Sergipe, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas, Bahia e São Paulo.
PRÊMIO
A coroar uma jornada de êxitos, 2012 reservou uma honraria histórica à OABPrev-SP. Durante o 33º Congresso Brasileiros dos Fundos de Pensão, realizado de 24 a 26 de outubro no Transamérica Expocenter, em São Paulo, o presidente Luís Ricardo Marcondes Martins foi anunciado como Dirigente Nacional do Ano, uma das categorias do Prêmio Nacional de Seguridade Social. Na mesma oportunidade, todo o sistema OABPrev seria condecorado, com a conquista do mesmo prêmio na categoria Fomento. (Diário dos Fundos de Pensão)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário